terça-feira, 4 de agosto de 2009










Acompanhamento às atividades aplicadas das unidades 13 e 14 TP 4.












































3ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP 4 – Leitura e Processo da Escrita I – Unidades 13 e 14.
No decorrer das leituras destas unidades observei que os conteúdos nelas expostos eram de suma importância para os cursistas. Diante disso resolvi visitar todos individualmente para saber como estavam os planejamentos e as aplicações das atividades e as leituras das unidades. Fiquei bastante satisfeita com o desempenho dos cursitas que mostraram realmente estar levando o programa a sério. Suas aulas estão ganhando mais significado, o módulo proporciona estratégias diversificadas para o trabalho do professor.
Na oficina dividi a turma em equipes para que pudessem observar o que cada seção traz para o nosso aperfeiçoamento. Ao final de cada apresentação do grupo, já acontecia o relato da aula aplicada aos alunos. Os participantes comentaram os textos, atividades, avançando na prática e assim este primeiro momento foi bastante proveitoso para o grupo.
Após o intervalo, quatro equipes foram divididas para realizar um planejamento de sexto ao nono com o texto “ Cidadezinha Qualquer “ de Carlos Drumond de Andrade. Antes de iniciar este planejamento, apresentei várias fotos da nossa cidade, inclusive várias placas com erro de ortografias e concordância. Junto analisamos as mesmas e tiramos proveito do que é pertinente para o ensino. Em seguida vimos a biografia do autor, as fotos da cidade Itabira MG, a sua localização no mapa E conversamos sobre as possíveis interpretação do poema.
Durante a apresentação dos planejamentos realizados na oficina os grupos surpreenderam com a qualidades e as idéias mencionadas a todos. Percebo que a cada oficina a uma melhora significativa para esta formação.
Fiquei realizada ao ler as avaliações dos cursistas. Espero continuar fazendo o meu melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário