terça-feira, 4 de agosto de 2009





























4ª OFICINA - A PRODUÇÃO TEXTUAL – CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.
Mais uma vez nos reunimos para dar continuidade a nossa formação.
Refletir sobre as práticas de leitura e escrita em nosso cotidiano foi o foco principal deste encontro. Reservei o primeiro momento para ouvir as experiências do avançando na prática e para socializar os diversos gêneros textuais que as unidades 15 e 16 oferecem. A cada oficina observo o quantos os cursistas têm ganhado uma nova visão para trabalhar com o textos em sala de aula. O texto “Camping” foi o mais escolhido, acredito por ser uma linguagem simples e chamar atenção dos alunos. Estive presente numa turma de 6º ano acompanhando uma cursista e tive a satisfação de contemplar a alegria dos alunos em conhecer esta história e poder dar continuidade na mesma. Ouvir um depoimento de um menino que mora no sem-terra, o qual fez questão de explicar sua cultura a seus colegas, fazendo questão de convencê-los a sua ideologia. Foi algo muito interessante.
Na segunda parte da oficina, montei cinco grupos para trabalhar as seguintes atividades:
1º - Através das imagens oferecidas no TP para esta oficina escrever um texto publicitário.
2º - Com o mesmo tema acima mencionado, escrever uma carta (epistolar)
3º - Contar e dramatizar o causo da “Providência Divina” (AAA 4)
4º - Ordenar o texto “Sem pé e sem cabeça”
5º - A partir do texto A expansão da pobreza nas cidades, elaborar perguntas: “Na linha” (explicita); “Por trás da linha” (Implícito)”;
“Além da linha” (Intertextualidade) e nas “entrelinhas” (Que sugere mais de uma interpretação).
Como Formadora fiquei o tempo todos nos grupos participando da organização dos textos, levando suporte, apoio e afetividade aos cursistas.
Fizemos então a apresentação e a possível correção dos textos. Como a carga horária já havia ultrapassado, realizei uma avaliação através de perguntas orais com os cursistas e fiquei realizada com as falas. Afinal, são “As perguntas que movem o mundo”. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário