quinta-feira, 2 de julho de 2009

Em Alvorada o GESTAR faz parcerias que fazem a diferença. Observem o relatório da professora de Educação Física, ANA RUBIA que desenvolveu atividades do TP 1 de matamática com seus alunos.
RELATÓRIO GERAL

INTRODUÇÃO
Foi proposto aos alunos até o 4º ano do ensino fundamental de nove anos, o registro do consumo alimentar durante 06 dias, sendo que deveria ter horário e quantidade exata do consumo. As dúvidas foram esclarecidas e foi sugerida a participação da família no cumprimento do item AVALIAÇÃO ESCRITA proposta pelas Escolas da rede pública. Como a orientação alimentar nesta fase cabe também ao professor de Educação Física, foi proposta uma atividade diferenciada, então o “processo avaliativo” deu-se desta forma. Não foi aceito entrega fora do prazo, isso também fazia parte da avaliação dos alunos e alunas.
Para o 5º ano, como já havia sido feito à coleta de peso e altura de todos os alunos e alunas da turma, foi introduzido na atividade de registro alimentar, o registro do peso e altura dos familiares que morassem em sua casa.
Já para o 6º ano, a atividade foi semelhante ao do 5º ano, porém deveria ser calculado o Índice de Massa Corporal-IMC da família. Durante o primeiro bimestre foi trabalhado este conteúdo, o que facilitou a sugestão do cálculo.


ANÁLISE
Analisando de forma técnica o cumprimento da atividade proposta aos alunos e alunas das Escolas Joaquim Xavier de Oliveira e Santa Ana das turmas 3º e 4º anos e 5º e 6º anos, respectivamente foi possível identificar algumas dificuldades referentes ao cumprimento da atividade.
A escrita foi um dos principais itens analisados, muitos alunos não sabem escrever o nome dos alimentos consumidos por eles. Outro item que foi considerado é o registro de quantidade, não ficou clara a quantidade que foi consumida, isso demonstra que muito tem que ser feito para que eles consigam quantificar objetos, números, dados ilustrados em forma de gráficos. Não houve grande participação da família, já que poucos detalhes foram introduzidos, os trabalhos detalhados ficaram claro que as mães ou responsáveis que fizeram à atividade. As refeições são feitas de forma desordenada, já que as principais refeições não são feitas no horário recomendado. A merenda escolar pode ser o fator interveniente no caso do almoço. Muitos alunos e alunas no horário do almoço substituíram a refeição por outros alimentos. O lanche da tarde é feito pela grande maioria, com leite a bolachas, pães e vitaminas. No jantar o caso é um pouco mais grave, uma quantidade mínima de crianças se alimentam de forma correta, a refeição é substituída por outros alimentos, com pouco valor nutricional.
No 5º ano, a altura foi cumprida, porém o peso não foi possível identificar se estava correto ou não, já que os familiares não colaboraram muitos para o cumprimento desta etapa, alguns alunos relataram que os pais/ responsáveis já sabiam o seu peso. Quanto à altura a maioria disse ter fita de costureira em casa, o que facilitou o cumprimento desta coleta.
Já no 6º ano, a maioria dos alunos não obteve sucesso no calculo do IMC. O fato de não conhecerem regras matemáticas, dificultou muito o calculo correto dos dados. Alguns dos alunos somaram a altura e dividiram pelo peso, enquanto outras simplesmente somaram altura com peso, o que ficou extremamente distante do resultado desejado. Em sala foi trabalhando e explicado diversas vezes. O conteúdo despertou muita curiosidade nos alunos e alunas, mas em casa eles não conseguiram concluir o trabalho.


CONCLUSÃO

Diante do exposto, conclui-se que as crianças apesar das dificuldades encontradas houve um envolvimento com o trabalho. O tema, a forma de registro e o desenvolvimento do trabalho proposto demonstraram a carência de conhecimento sobre escrita correta dos nomes dos alimentos, determinação de quantidade, diferenciação dos dias da semana, quantidade correta que devem ser consumidos os carboidratos, proteínas e lipídios e principalmente precisão no horário do registro consumido. Não foi possível fazer calcular horário médio do jantar das crianças, porque ficou claro que não foi registrado no horário exato do consumo. Mesmo com as dificuldades o objetivo foi alcançado, pois os alunos que participaram desmontaram interesse e compromisso com a atividade e principalmente com a escola.

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